Shirley de Charlotte Brontë

Shirley de Charlotte Brontë

Em Janeiro aderi ao Desafio de Leitura 2016 e disse-vos que estava a meio do livro Shirley de Charlotte Brontë. Pois é, mais 4 meses já se passaram e só agora é que finalmente terminei este livro! Disse também na altura, que achava o livro um bocadinho parado e que não puxava a leitura! Disse e repito, só quase bem no final (talvez nas ultimas 100 páginas) é que o livro ” desenvolve” e começa a deixar descobrir vertentes antes não expostas! No fundo, parece um bocadinho aquelas séries que duram anos e anos e que depois terminam muito rápido com uma sucessão de acontecimentos todos nos 3 últimos episódios…

Admito portanto que apesar de ser o meu tipo de leitura e de ter gostado muito do livro, custou-me bastante a ler e acabei por arrastar tempo demais… mais de 4 meses para um livro é dose!!! A meu favor, posso dizer que intercalei com uma série de outros livros ( já falei nisso no post Desafio de Leitura: Atualização)

Bem, mas vamos lá ao livro em si!

Shirley de Charlotte Brontë

Para ser franca, não sei muito bem como fazer uma “review” de um livro. A única que fiz aqui no blog foi do livro “O que vejo e não esqueço” da Catarina Furtado e não foi propriamente uma review, foi mais a minha justificação e incentivo para vocês também lerem o livro!

Por isso, vou tentar fazer o mesmo para o Shirley de Charlotte Brontë; isto porque apesar de inicialmente ter “custado” a ler, gostei da “lição”; aprendi uma série de coisas, e a escritora surpreendeu-me nas ultimas 100 páginas!

Assim sendo o que posso dizer do livro sem estragar a  história?

Titulo

Vou começar pelo titulo: Shirley! Não! Na minha opinião não devia ser Shirley! Não se trata apenas da Shirley! Isto porque todo o livro gira á volta de 2 mulheres: Shirley e Carolina. Personalidades completamente diferentes, mas mulheres decididas e com objetivos de vida, apesar de diferentes, bem definidos.

Desculpem se não estou a ser concisa, mas não quero fazer “spoiler” e ainda assim tento “cativar-vos misteriosamente”!

Está a funcionar?

Então é assim, para fazer uma resumo básico do livro:

Enquadramento

O livro gira á volta de 2 mulheres; começa por parecer um simples romance impossível ao mesmo tempo que caracteriza os hábitos e costumes oitocentista do Yorkshire, tendo como pano de fundo as guerras Napoleónicas e a Revolução Industrial.

Se o olharmos de forma desatenta, podemos ler apenas um romance detalhista e algo conturbado, mas nunca nos poderá escapar a forma subtil e inteligente como somos envolvidos numa teia de desigualdades entre classes e géneros; por este motivo o livro pode ser uma fonte inacabável de divagações e pensamentos.

Sem levantar muito o véu, mas na esperança de vos incitar curiosidade, o livro fez-me pensar especialmente na tão conhecida frase “o amor e uma cabana”; fez-me também perspetivar a evolução do papel da mulher e o respetivo caminho do feminismo, mas também na mulher em si, na profundeza dos nossos sentimentos e na ambiguidade que é ser mulher na totalidade.

Não queria discutir muito os meus pontos de vista, com medo de “estragar” a surpresa que a escritora nos deixa; mas não posso deixar de apontar esta vertente do livro, pois é o que o distingue de um mero romance.

Personagens

As personagens são detalhadas, bem trabalhadas e caracterizadas; tanto Shirley como Carolina são mulheres com personalidades muito vincadas, mas as restantes personagens também o são. Acabamos por sentir uma afinidade e empatia muito grande por todas as personagens, quase como se realmente as conhecêssemos; ainda que certos pormenores e caraterísticas vão surgindo quase que puxadas a ferro!

Com medo de me repetir ou até de parecer confusa, ou pior ainda, de contar mais acerca do livro do que devia, vou ficar por aqui. No entanto, gostava muito de fazer uma tertúlia de leitura! Acho que seria muito giro! 🙂

Quem tiver lido, por favor deixe em comentário!

E para quem não leu, deixei-vos curiosas? Ou apenas confusas?

P.s: Como sabem este é o mês de aniversário do Blog! Por isso passem pelo Facebook, que estão a decorrer alguns passatempos! Hoje temos um especial para os amantes de livros! 😛

Um beijinho,

Tiff

 

 

 

Partilha:

Deixa-nos o teu comentário