Repasto bom e saudável

Repasto bom e saudável

 

Na semana passada recebi um convite para um jantar diferente: um repasto bom e saudável!

Provavelmente algumas de vocês não acredita que estas 2 palavras (bom e saudável) se possam combinar na mesma frase! Mas este jantar é a prova que sim, existe bom e saudável, em especial a sobremesa! 😛

A ideia veio da parte da Nutricionista Sara Covas, que se propôs a juntar algumas das suas clientes (também havia homens mas pouquinhos!) para um jantar delicioso e nutritivo sem ser excessivamente calórico.

Achei a ideia muito engraçada, juntar pessoas que apesar de não se conhecerem têm como elo a vontade de melhorar a sua forma física e enveredar por uma alimentação saudável!

O jantar tinha como objetivo, mostrar-nos que podemos festejar e comer bem, sem excessos e de forma saudável. Da minha parte, penso que o objetivo foi altamente cumprido!

Já aqui falei da minha vontade de ser cada vez mais saudável, do tipo de alimentação que sigo e temos inclusivé um post feito pela Nutricionista Sara Covas, 5 Formas de Compensar os Excessos Alimentares do Final de Ano.

Quem procura uma nutricionista pode ter vários objetivos, desde emagrecer, manter, reeducação alimentar ou até engordar! Pelo que o jantar foi povoado por pessoas muito simpáticas e com objetivos diferentes.

O jantar decorreu no Restaurante Sabores, em Monção. Um espaço muito acolhedor e simpático, com um atendimento excelente. Já por diversas ocasiões jantamos no Sabores e nunca desilude, muito pelo contrário! (Aqui que a Sara não nos ouve… não percam os profiteroles de atum!)

Vamos lá ao Repasto:

O jantar iniciou-se com um creme de ervilhas com cominhos. Estava muito bom, mas fez-me sonhar com o creme de ervilhas com queijo de cabra do Hotel Eurostar Rio Douro (ups!) No entanto este era consideravelmente mais saudável e igualmente delicioso!

Em seguida havia 2 pratos á escolha: Robalo com Espargos, acompanhado com couscous e legumes ou Peru recheado com Espinafres, servido com quinoa e legumes.

Preferi o prato de carne. Não porque prefira carne, por norma até como mais peixe! E Robalo é um dos meus peixes preferidos. No entanto não sou fã de Espargos…

O prato de carne estava muito bom! É de salientar que a este prato ( e a sopa também) não foi adicionado sal! Por norma já como com pouco sal, mas o facto de não ter nenhum sal, não me incomodou em nada! Aliás só me provou o que há muito já sei: condimentando com as especiarias certas, o sal nem é necessário!

O peru estava macio e amplamente recheado com espinafres, que por sua vez estavam cozinhados ao ponto! Eu sei que há a discussão sobre comer os legumes mais crus (os indianos têm este hábito!) Não gosto… gosto de tudo bem cozidinho!

A quinoa e os legumes também estavam deliciosos, apesar de terem um pitadinha a mais de vinagre a meu ver! (Não coloco vinagre em nada, simplesmente não gosto!) Mas também não gosto de maionese, ketchup e mostarda… Portanto… sim, eu sei, sou uma esquisita! Mas querem prova maior de que o jantar estava realmente delicioso do que dito por uma esquisita? 🙂

Para finalizar tivemos direito a uma sobremesa muito boa e extremamente doce!

A sobremesa tinha como base uma natilha sem açúcar, decorada com fruta e aveia.

Sim, uma sobremesa sem açúcar e muito doce mesmo! Gostei imenso da sobremesa, pelos motivos óbvios: gosto de tudo o que seja doce (ah ah), adoro morangos e descobri que há uma aveia que é bem melhor (mais docinha) do que a que costumo comprar…

O jantar foi regado a água, vinho tinto, chá ou sumos naturais de melancia e hortelã.

Conclusão: gostei imenso do jantar, tirei várias ideias para refeições saudáveis, conheci pessoas com objetivos diferentes e tive um serão muito agradável!

E vocês? Como são os vossos jantares? Os saudáveis!!

Beijinhos,

Tiff, a gulosa que tenta ser saudável

P.s: Muito obrigada á Dra Sara Covas pelas fotos. Eu estava feita gulosa e só pensei na comida! 😛

 

Partilha:

6 Comments

  1. Ana Marques
    3 Março, 2016 / 17:15

    Olá, foi um jantar saudável e delicioso.
    Já tenho por habito comer com pouco sal mas nunca sem sal e de facto com os condimentos certos não é preciso sal nenhum!
    Deveríamos aprender a comer por várias razões mas a 1ª pela saúde.
    Obrigada Tiffany e Drª Sara Covas.
    BJS

    • Tiffany & Dallas
      4 Março, 2016 / 14:49

      Obrigada nós Ana! 🙂
      É verdade, devemos cuidar da nossa saúde e um dos passos deve ser pela diminuição de consumo de sal!
      Devagarinho lá chegamos!
      Beijinho

  2. Helena Raquel
    2 Março, 2016 / 11:31

    Comida sem sal ? 😡 , hmmm
    contudo o prato de carne fez-me crescer água na boca ehehe <3

    • Tiffany & Dallas
      3 Março, 2016 / 12:34

      Menina Helena, que cara feia é essa?
      A senhorita sabe que o sal faz muito mal!!!
      Mas acredita que a comida estava toda deliciosa!
      E nada melhor do que ires treinando o teu paladar! vai diminuindo gradualmente a quantidade de sal que usas. E variando nas especiarias! 🙂

  3. 1 Março, 2016 / 21:40

    Fiquei com água na boca, confesso que escolheria o prato de peixe, adorooo robalo!
    Nada como comer saudável no entanto, algo saboroso *.*

    • Tiffany & Dallas
      3 Março, 2016 / 12:12

      Também adoro Robalo! (Mas não gosto de espargos…)
      o jantar foi super saudável e super saboroso!
      Ficam aqui algumas ideias! Experimenta e depois diz-me! 😛

Deixa-nos o teu comentário