Petiscos entre refeições

Petiscos entre refeições

cereais e fruta

Olá meninas e meninos,

O quê é que vocês petiscam entre refeições?

Sei que muitos de vocês andam sempre à procura de ideias para lanches e petiscos saudáveis, alguns com o objetivo de manter a linha e ser cada dia mais saudável e outros com o objetivo mesmo de emagrecer.

Já falamos aqui de alimentação saudável, mas demos dicas muito genéricas, como :

  • bebam muita água;
  • nunca saltem refeições;
  • façam refeições equilibradas, com um bocadinho de tudo, desde os legumes aos hidratos de carbono, passando pela proteína;
  • comam 2 a 3 peças de fruta por dia…

Hoje vamos dar-vos dicas para os lanchinhos!

Nós fazemos normalmente, um lanche da manhã, bem levezinho, por norma uma peça de fruta. E da parte da tarde, como jantamos num horário mais tardio, especialmente no verão, fazemos 2 lanchinhos. O primeiro, por norma mais reforçado em hidratos de carbono, para termos energia para continuar a trabalhar e o segundo mais equilibrado, apenas para aplacar aquela vontade de atacar o jantar com uma autêntica fome de loba!

Então o primeiro lanchinho, normalmente é uma peça de fruta e um pãozinho integral ou de mistura, (vamos variando, porque em tudo o segredo está no equilíbrio), com queijo fresco , ou então fiambre de peru ou de frango, ou ainda ás vezes quando o apetite para doces ataca, até podemos pôr uma compota ou mesmo um doce.

E o segundo lanchinho, costuma ser um iogurte com aveia, ou muesli, ou então uma granola, mas tendo sempre muito cuidado com a quantidade, e só pode ser de vez em quando… A não ser que façam a granola em casa, por norma as que são comercializadas têm uma quantidade de hidratos e de açucares não muito “simpática”.

Dependendo dos dias, substituímos um dos lanchinhos por uns batidos, e aqui a criatividade e imaginação é que manda! Desde que os ingredientes sejam saudáveis, misturo tudo! (dentro do razoável) Vou só listar alguns dos ingredientes possíveis:

  • leite
  • iogurte
  • queijo quark
  • fruta variada
  • açai
  • aveia
  • muesli
  • linhaça
  • (bolacha maria ou tostada em pequeníssima quantidade)
  • chia
  • bagas de gogi
  • granola

Normalmente ainda fazemos (sem contar com as refeições principais, claro), a ceia!

A ceia costuma ser só um copinho de leite ou um chá, mas por vezes quando a fome ataca juntamos uma ou duas colheres de sopa de aveia ou muesli.

Não se esqueçam que se for para calar aquele ratinho que ás vezes insiste em nos roer o estomago, por norma é sempre bom trazermos conosco frutos secos, desde que não sejam aos kilos (lol), são muito nutritivos e recheados de vitaminas e minerais! 🙂

Conclusão comam de tudo o que a natureza vos dá (agora não se esqueçam de ir dizer que eu vos “mandei” comer árvores!), o mínimo processado e com quimicos possível e tendo sempre em atenção ás quantidades! Para mim, resulta para me sentir em forma e saudável!

Beijinhos ,

Tiffany

 

 

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4 Comments

  1. Marya
    28 Julho, 2016 / 15:41

    É um pouco contraditorio dizer “o mínimo processado e com quimicos possível” e dizer que come fiambre, o produto mais processado e com quimicos que há para meter no pão.

  2. muriela madureira
    28 Julho, 2016 / 15:04

    Adorei as dicas 😉

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