Férias na Baviera, Alemanha

Férias na Baviera, Alemanha

No post anterior falei-vos dos 2 primeiros dias de ferias: a Baviera ( Romantic Road e os castelos do Mad King Ludwig II) e também um bocadinho de Munique; hoje vamos continuar com o dia 3 e 4!

Talvez “Os castelos do Rei Luis II da Baviera” fosse o titulo mais correto para estes posts! Porque afinal foi o que mais visitei…

Dia 3

Palácio de Herrenchiemsee

A Viagem

Não vos sei especificar porque não fui numa excursão de autocarro… até porque estas excursões não se limitam apenas ao palácio, mas também levam os passageiros á ilha de Fraueninsel; que dizem ser das ilhas mais bonitas da Baviera, juntamente com o mosteiro beneditino!

Não me lembro se por ser época baixa, já não havia excursões; ou se por algum outro motivo, achei melhor optar por ir sem guia; mas lembro-me que fui de comboio até á estação de Prien a Chiemsee e depois de autocarro até ao porto onde apanhei o barco para a ilha de Chiemsee. O transfer entre o comboio e o autocarro é algo confuso, porque é numa região onde quase ninguém fala inglês… Ou pelo menos para mim foi, devido á altura do ano! Talvez em época alta seja mais fácil! De qualquer forma, a minha dica: é preferível optar pela excursão, mais tranquilo e prazeroso!

Lago chiemsee Baviera Alemanha Lago Chiemsee Alemanha Gaivota Lago chiemsee Baviera Alemanha Lago chiemsee Ilha Baviera

A viagem de comboio foi calma, de aproveitar e apreciar a paisagem! A viagem de barco é curtinha mas bem gira! Quando nos aproximamos da ilha apercebemo-nos da sua dimensão; assim que aportamos temos uma boa caminhada para o Palácio! Também se pode ir de coche, alias é possível passear pelos jardins de coche; o que pode ser bem engraçado e até romântico se forem um casal; para mim que ia sozinha, optei por ir a pé! Aliás, nesse dia conheci uma menina ucraniana muito simpática (não me lembro do nome!); e acabamos por fazer a visita juntas!

Passeio-de-Coche-Palácio-de-Herrenchiemsee-baviera-Rei-Luis-II

O Inesperado

Também são assim? Conhecem estranhos em todo o lado e criam amizade? Lembro-me de ter descido do comboio e de me dirigir ao que parecia ser a paragem de autocarro; reconheci o ar de desenquadrada e de quem anda á procura de algo, na minha futura amiga ( ela deve ter reconhecido precisamente o mesmo em mim!); perguntei-lhe se ia ao Palácio, ela respondeu afirmativamente e automaticamente sorrimos e percebemos que ambas estávamos sozinhas e algo perdidas! Então juntas procuramos informações e acabamos por apreciar a companhia uma da outra nesse dia!

O palácio

Herrenchiemsee-vista-frontal-Baviera-Alemanha Baviera Palácio Herrenchiemsee Palácio Herrenchiemsee Baviera Alemanha Palácio de Herrenchiemsee Na Baviera Alemanha Pavão-decoração-Palácio-Herrenchiemsee-Baviera-Alemanha

O Palácio é lindíssimo, mesmo sem estar totalmente acabado! Novamente tenho pena de não ter fotos do interior, mas costumo respeitar essas regras numa tentativa de preservar património! Há uma escada que não está finalizada e ficamos como que pendurados (claro que há barreiras de proteção), mas não deixa de ser engraçado, porque quem vê por fora pensa que o palácio está terminado; e por dentro encontramos muitas “falhas”!

Mais uma vez a semelhança com o Palácio de Versailles não fica impercetível! Na sua estrutura, arquitetura e até em diversas salas! Em semelhança ao Palácio de Linderhof, e obviamente de Versailles também aqui temos uma magnifica sala dos espelhos, que consegue ser ainda maior que a original! Informaram-me que no Verão há a possibilidade de assistir a concertos nesta sala…. deve ser divinal! Algo que não perderia (uma vez na vida) se pudesse… quem sabe! 😛

Se estivesse totalmente construído e terminado, Herrenchiemsee seria como que uma aperfeiçoamento quase que á imagem de Versailles.  Luis II da Baviera era grande admirador de Luís XIV de França; pelo que construiu o Palácio tomando por exemplo o palácio de Versailles, mas com pequenas melhorias: salas ligeiramente maiores e Wc incluído (viva a modernice! lol estou a brincar, mas sem dúvida que se nota que foram construídos em épocas completamente distintas! )

Depois da visita ao Palácio, aproveitamos para almoçar e descansar na esplanada do café do Palácio; e por fim passamos parte da tarde a visitar os jardins e o resto da ilha, incluindo o antigo palácio. Que não tem o charme e o encanto de Herrenchiemsee, mas que pela história e conhecimento, faz valer a visita!

Esplanada café palácio Herrenchiemsee Baviera Alemanha Fonte Herrenchiemsee Alemanha Fonte palácio Herrenchiemsee alemanha Detalhe Fonte e Palácio Herrenchiemsee Alemanha Jardins Palácio Herrenchiemsee Jardins e banco castelo velho Herrenchiemsee Alemanha Jardins-Ilha-chiemsee-Baviera-Alemanha

O regresso a Munique foi mais fácil (já sabíamos o numero do autocarro!); chegada a Munique despedi-me da minha amiga por 1 dia e trocamos emails, para trocar fotos!

Lembro-me de ter comprado uma sande (enorme) na estação de comboio e ir em piloto automático de volta ao hostel… quando me deitei, percebi que já estava a dormir há várias horas…. o dia seguinte ia ser duro! 🙁

Dia 4

Dachau

Já vos contei a parte emotiva desta visita aqui, por isso hoje vou só fazer referência ás “burocracias”: marquei uma visita guiada com um grupo pequeno. Saímos a meio da manhã da estação de comboios de Munique; o percurso foi todo feito a pé e de comboio; o guia foi muito calmo, ponderado, mas extremamente informativo e acessível; para além de visitarmos desde celas, alojamentos e camaras de gás, também visitamos o museu, onde assistimos a um vídeo… Depois o guia levou-nos ao Memorial, onde posteriormente foram construídos vários templos religiosos. Apesar de ter sido construído á posteriori (claro), esta zona é tão “pesada” como o resto do campo!

É importante referir que apesar de não ser dos mais conhecidos e “populares”, Dachau foi o primeiro campo de concentração construído na Alemanha.

Desculpem se não me “estico” na conversa ou faço as minhas típicas divagações… mas mesmo após 3 anos ainda não consigo falar abertamente sobre o que senti! Aliás penso que nunca conseguirei!! Da mesma forma, não tenho 1 única foto e no entanto lembro todos os recantos!

Sei que costumo aconselhar viagens prazerosas e divertidas, mesmo quando são culturais! Mas esta é definitivamente uma visita que aconselho! Num dia com muita calma!

Se tiverem alguma duvida deixem em comentário, tentarei responder.

Tiff

 

 

Partilha:

Deixa-nos o teu comentário