Férias em Munique e na Baviera

No ultimo post, review do livro “O Rouxinol”, acabei por falar de Dachau e de ter passado umas férias em Munique. O final do post foi um bocado pesado e bastante pessoal, pelo que sinto que hoje precisamos de algo que nos alegre e faça sonhar! Como já sabem o meu sonho preferido é viajar e conhecer sítios novos! Toda a gente diz que eu sonho acordada, por isso que sempre que partilho as minhas viagens; faço-o na tentativa de vos ajudar a sonhar! E quem sabe vos dou umas dicas para as próximas férias? 😛

Vamos até Munique?

Dia 1

Munique

A primeira foto é típica da Alemanha… ah ah

cerveja Munique

Uma pequena legenda á foto: Há algum tempo que não vinha á Europa e como sabem em Doha (onde eu vivia) não é permitido o consumo livre de bebidas alcoólicas (apenas para quem tem licença ou em hotéis); por isso assim que cheguei á Alemanha tinha de beber uma cervejinha e comer um petisco! lol Para além disso em Roma sê Romano! 😛

Depois de satisfeito o desejo, lá segui viagem, rumo a Munique!

Hostel

Assim que cheguei fui procurar o hostel! Sim, dessa vez fui sozinha, mas como sabia que ia ter um dia ou outro com emoções mais fortes não quis ir para um hotel, num quarto sozinha! Falei disso no post anterior.  E sim, eu sou extremamente versátil e adoro novas aventuras! Adoro ficar alojada num hotel de 5* e pedir room service e aproveitar as massagens e a sauna… mas também há uma Tiffany aventureira em mim! E felizmente sempre tive boas experiencias em hosteis!

Dessa vez fiquei num quarto com uma menina from Russia; um casal australiano (que andava a viajar pela Europa há 8meses e já tinha esgotado o dinheiro há muito tempo… ah ah; aprendi muitas técnicas de viagens baratas com eles! super simpáticos) e 1 estudante de medicina vindo de Moçambique para um congresso. Todos os meus companheiros de quarto eram extremamente simpáticos e felizmente silenciosos! Não foi nada difícil partilhar o quarto por 4 dias! 🙂

Centro da cidade

Depois de “instalada e cama feita (sim, para quem não sabe a maior parte dos hostels dão-nos os lençois para a mão e cada um que se arranje! E nem todos fornecem toalhas…. Gostavam que fizesse um post com dicas sobre alojamento barato/hostel?); lá fui dar uma volta pelo centro da cidade!

Munique Bavaria Alemanha

Claro que eu tinha uma longa lista de locais que queria visitar (para não variar…) e portanto todos os bocadinhos teriam de ser aproveitados!

Já estava a anoitecer, pelo que tive apenas oportunidade de dar uma voltinha curta pela cidade e absorver tudo o que podia de Munique, centro da cidade. Isto porque antes de iniciar a viagem já tinha marcado 3 dias de visitas guiadas, ficando apenas com o dia da chegada para a cidade em si! O que honestamente me arrependo um pouco, porque apesar de estar instalada na cidade, acabei por não visitar muito; aproveitei só os restaurantes e mercados, comendo aqui e acolá!  Gostava portanto de ter tido pelo menos 1 dia extra para visitar a cidade!

Assim sendo, fui direta ao centro da cidade á Marienplatz, porque estava curiosa com o relógio e o carrilhão da Neues Rathaus. A Neues Rathaus é a camara municipal de Munique; este prédio data de 1908 e para além de ter uma arquitetura lindíssima em estilo neogótico, tem um carrilhão com uns bonequinhos que rodam ao toque das horas certas! É um espetáculo rápido mas muito engraçado! Fiz questão de espreitar enquanto jantava num dos restaurantes da praça! 🙂

As fotos estão péssimas, porque para além de ser noite, com a pressa nem levei a maquina, por isso são mesmo fotos de telemóvel! 🙁

Neues Rathaus Munique Bavaria Alemanha Neues Rathaus Munique Bavaria Germany Neues Rathaus Munique detalhe relógio Neues Rathaus Munique

No regresso ao hostel ainda me deleitei com um mini concerto de piano na rua! Se há coisa que eu adoro são artistas de rua! Sempre que encontro paro durante bastante tempo para ver ou ouvir! É um prazer que só na Europa e nos EUA, encontramos! E das coisas que mais tinha saudades quando andava perdida na Asia, que claro tem toda uma panóplia de outras diversões! 🙂

Dia 2

The Romantic Road

Romantic Road Bavaria Alemanha Bavaria Alemanha

Estava ansiosa por esta viagem; a famosa estrada romântica e os palácios do Rei Ludwig II! Uau

Claro que o que mais me suscitava surpresa e vontade era o castelo de Neuschwanstein! SIM!!! O castelo da Bela Adormecida da Disney! 🙂 Felicidade pura! Bem, quer dizer não é o castelo da Disney, mas segundo reza a história é o castelo real que inspirou o da Disney!

A viagem foi uma espécie de excursão em autocarro, partimos de Munique de manhã e só regressamos ao fim da tarde; a guia era extremamente simpática e o bus confortável. E claro… havia muita cerveja a bordo para os passageiros! Para além de aguas e sumos… ah ah Toda a gente ficou surpreendida!

Palácio de Linderhof

É um palácio pequenino no meio da montanha, rodeado de estatuas e jardins. Super amoroso. É inspirado no palácio de Versalhes e apesar de ser pequenino, realmente consegue ter “excesso” de luxo e de detalhes por metro quadrado; mesmo ao estilo rococó francês! Obvio que adorei a sala dos espelhos, ainda que mais pequena, tem um charme inconfundível, e obviamente reporta-nos ao infinito! 😛

Deixo as fotos do exterior, porque tal como em todos os outros, não pude tirar fotos do interior!

Palácio-de-Linderhof-visto-de-frente-Munique-Alemanha Palácio de Linderhof visto de lado Munique Palácio de Linderhof Munique Jardins Palácio de Linderhof Munique Estatuas Palácio de Linderhof Munique Fonte Palácio de Linderhof Munique Estatua de Vénus Palácio de Linderhof

Oberammergau

Em seguida paramos por cerca de 30 minutos nesta vila tão característica da Baviera; Oberammergau é conhecida pelas suas estátuas de madeira e pelos frescos nas fachadas de várias casas; para além das representações da Paixão de Cristo. Como fui em finais de Outubro, a vila já se começava a pintar com os tons típicos do Natal; pelo que foi mais uma visita mágica.

Dica: Se adoram o Espirito Natalicio, vale a pena visitar esta vila entre Novembro e Dezembro; no entanto correm o risco de já não poder visitar o Palácio de Linderhof, que se não me engano fecha ou limitam visitas no Inverno, devido ao clima; de qualquer forma, se repararem nas fotos, eu fui em finais de Outubro e já estavam a tapar as estatuas…

Estatua Oberammergau Alemanha Frescos Oberammergau Bavaria Alemanha Oberammergau Vila Bavaria Alemanha Oberammergau Casa com frescos pintados na fachada Alemanha Oberammergau Bavaria Alemanha Frescos do Capuchinho Vermelho Oberammergau Alemanha Frescos fachada de casa Oberammergau Alemanha

Após este gostinho de Natal antecipado, seguimos viagem pela famosa estrada romântica, uma estrada sem fim rodeada de muito verde e as montanhas ao longe. Até chegarmos ao destino prometido:

Castelo de Neuschwanstein

Ainda na estrada já vemos o castelo bem destacado no alto da colina.

Romantic Road Bavaria Alemanha castelo

Paramos na vila de Hohenschwangau, que fica exatamente abaixo do Castelo; para almoçar. Após o almoço fomos até á Ponte da Maria (Marienbrücke), para tirar umas fotos lindíssimas ao castelo; dizem ser um dos melhores locais (acessíveis) para fotos.

Castelo de Neuschwanstein Alemanha Castelo de Neuschwanstein Bavaria Alemanha Bela Adormecida Castelo de Neuschwanstein Castelo da Disney Bavaria Alemanha Castelo de Neuschwanstein Disney Alemanha Neuschwanstein Castle Disney Alemanha

Da parte de tarde fizemos a visita ao interior do castelo e ainda uns bons passeios á volta. Do outro lado conseguimos ainda observar o Castelo de Hohenschwangau, ou o Castelo do Grande Condado do Cisne. Este castelo foi mandado construir pelo Rei Maximiliano II da Baviera, pai do Rei Luis II.

Castelo de Hohenschwangau, frente ao Castelo de Neuschwanstein Alemanha

Devo ser sincera, adorei o dia e todas as visitas,  mas preferi o interior do Palácio de Linderhof; o exterior do Castelo de Neuschwanstein é mágico e muito belo, mas o interior já não impressiona tanto. Ainda assim adorei! 🙂

Deixo para o próximo post o dia 3 e 4 destas férias, ok?