Desmitificação de mitos: Protetor Solar

Maldives

Hoje o post é ligeiramente diferente do normal, vamos tentar desmitificar alguns mitos.

Tenho passado mais tempo com uma priminha de 13 anos e ao longo dos dias e das conversas, vou-me apercebendo de vários mitos que pairam naquela cabecinha. Percebo também que são mitos que pairam em muitas cabeças, de todas as idades.

Com isto, não estou a querer dizer que a minha cabeça é super iluminada e arejada, infelizmente também tenho alguns mitos que necessitam de ser desmitificados.

Mas vamos começar por proteção solar, que é muito importante nesta altura do ano (e não só).

Quase que tive de forçar a minha prima a usar protetor quando fomos à praia, porque ela insistia que não era necessário, porque para além de já ter a pele ligeiramente bronzeada, queria bronzear o máximo possível e o protetor inibe o bronzeado!!! Tanta suposição errada, numa só frase!!! Acho q momentaneamente fiquei bloqueada, sem saber o que dizer para contradizer tal afirmação, porque já sabemos que nestas idades… só eles é que têm razão!

Mas… pela vossa saúde! Pela vossa pele! Que tanto amamos e cuidamos, afinal passamos horas em frente ao espelho a cuidar, limpar, fazer mascaras, colocar maquilhagem. Despendemos horas e horas, já para não falar em rios de dinheiro… e depois permitem que o sol estrague isso tudo? Só porque acham que vão ficar mais morenas??

Não vos quero dar nenhum sermão! Também não o fiz com a minha priminha! Falei com ela e expliquei-lhe que o protetor solar nos ajuda a proteger a pele dos comprimentos de onda ultravioleta, UVA e UVB, mas que isto não nos impede de apanhar uma cor!

Vamos lá então compreender os riscos que corremos ao não utilizar protetor solar: desde as queimaduras que sentimos e bem sabemos que são dolorosas e incómodas, a manchas de pele, envelhecimento da pele, sardas, bolhas e borbulhas, até ao terrível cancro de pele.

Acho que são riscos a mais, vocês não?

Então vamos às boas práticas:

  • Usar e abusar do protetor solar
  • Colocar 15 a 20 minutos antes da exposição solar, repetir após vir da água ou de atividades em que suamos (isto se for dia de praia, ou rio)
  • No dia-a-dia, colocar nas pernas, braços, cara, peito (locais que estejam expostos ao sol direto), antes de sair de casa, e repetir se estiverem muito tempo na rua. (Eu por exemplo tenho um stick que já referi no post Saldos na Kiko, que uso especialmente para as mãos e que anda sempre na mala)
  • Se estiverem na praia, não se esqueçam de pôr em zonas que muitas vezes nos esquecemos (como as orelhas, as axilas, os pés e as mãos)
  • E não se esqueçam da regra fundamental, nunca estar exposto ao sol directo das 12h às 16h

Outro conselho que vos posso dar é fazerem uma esfoliação antes daquela semaninha de praia, e depois de um dia bem passado na praia abusem do hidratante e da loção pós-solar, que ajuda e muito a prolongar o bronzeado!

Sei que já estamos quase na recta final do verão e que muitas de vocês até se esquecem do protetor, com a desculpa que já estão morenas e que portanto não precisam de proteção! Mas desenganem-se, todas, desde as mais clarinhas às mais morenas, até as que usam autobronzeador, precisam de se proteger! Amem a vossa pele no verão e durante o ano inteiro. Cuidem-se!

Beijinho,

Da, normalmente pele de lixivia, mas que agora já com um tom douradinho mas muito saudável (sempre protector 50), Tiffany.

Partilha:

Deixa-nos o teu comentário