24 horas em Bruxelas, Bélgica

24 horas em Bruxelas,  Bélgica

 

A minha ida a Bruxelas já foi há quase 3 anos… No entanto, o sabor das gaufres e dos mexilhões não me sai da memória!

 

Só estive 1 dia em Bruxelas, mas como sempre, deu para aproveitar bastante! Claro que não fui a todos os sítios que gostaria, por isso vou partilhar convosco onde fui e depois deixo-vos uma listinha de sítios que não fui, mas que reservo para outra visita, quem sabe!

Bruxelas, centro

Ficamos alojadas perto do aeroporto, visto que esta viagem, foi feita em trabalho e a estadia era curta. Pelo que, fui de comboio com umas colegas de trabalho para o centro de Bruxelas .

A primeira coisa que fizemos assim que chegamos ao centro, foi procurar um sitio simpático para comer umas gaufres! Deliciosas hummm

Gaufres

Depois deste momento doce e de repouso, foi tempo de caminhar muito! Visitamos os sítios mais procurados pelos turistas. Que apesar de ficarem pertinho uns dos outros, ainda dão para uma bela caminhada!

 

Grand Place

Grand place bruxelas

Começamos por esta praça linda que está sempre animada por muitos turistas, visitantes e alguns comércios e animações de rua!

Esta praça é uma delicia para os amantes de arquitectura do século XVII! É para muitos considerada a mais bela praça do mundo, e é património mundial da Unesco.

Muitos dos turistas limitam-se a passear e tirar fotos aos prédios mais emblemáticos. E admito que foi também o que fiz. No entanto gostaria de ter feito um bocadinho mais.

Grand Place, belgica

Nesta praça, temos vários prédios que se destacam:

Hôtel de Ville

Hotel de Ville Bruxelas

Esta não é uma camara municipal dita “normal”. Para além do seu porte majestoso, derivado da estrutura e da fachada fantástica, pode também ter uma visita guiada ao seu interior, recheado de arte.

Infelizmente não tive oportunidade de visitar; aliás não deu tempo de entrar em nenhum dos locais que vou referir! Por isso que sinto que devo uma nova visita a Bruxelas!:P

A Casa do Rei

Casa do Rei. Bruxelas

Este prédio no estilo neogótico contem o “Museé de la Ville de Bruxelles”, ou seja o museu de Bruxelas. Onde podemos ficar a conhecer toda a história da cidade.

 

Maison du Cygne

Maison du cygne

Mais um prédio de estilo barroco, que não podem deixar de espreitar, ou de preferência entrar para jantar! É um dos restaurantes mais emblemáticos da cidade. E dizem ter sido frequentado por Karl Marx.

 

Dica: Agosto de 2016 será uma ótima altura para visitar esta praça, visto que em Agosto dos anos pares, a praça é decorada com um manto de flores! O que faz com que fique ainda mais linda! Mas também mais movimentada!

Manneken-Pis

Manneken-Pis

Pertinho da Grand Place, encontramos o Manneken-Pis.

Adorado por muitos, criticado por outros.

Alguns diriam que não passa de um menino em tamanho mini a fazer xixi!

Convém dar enfase ao tamanho mini! Isto porque muitas pessoas pensam que a estatua é grande, mas desenganem-se. Este menino tem 61cm de altura. Este é um dos motivos, porque muita gente fica desiludida.

Bem, não posso dizer que isto seja mentira: É sim, um menino a fazer xixi! Mas é também uma das mais famosas estatuas de bronze, é também uma fonte, e acima de tudo é simbólico de Bruxelas.

 

Place de la monnaie

Place de la Monnaie

Também conhecido como De Munt é o teatro Real da Casa da Moeda.

Mais um local que infelizmente só pude espreitar por fora, porque o tempo não permitiu mais…

Adoro opera e apesar de já ter ido, continua a ser um sonho, usar um vestido de gala e assistir opera num auditório tão bonito quanto este!

Place Ste Catherine

Place de Ste Catherine

Há igrejas mais emblemáticas na cidade, no entanto enquanto deambulávamos pela cidade deparamo-nos com esta praça e esta igreja. E não podia deixar de partilhar este local que me ficou guardado com muito carinho. Parece aquelas igrejas saídas de um conto de fadas, em pleno dia de casamento de uma princesa! Na minha memória pelo menos ficou guardada assim! 🙂

E assim terminou a minha breve visita a Bruxelas!

Quer dizer, ainda deambulamos mais pela cidade, na busca de um restaurante, por isso na verdade terminou com um jantarzinho de mexilhões e batatas fritas, tudo regado com uma cervejinha! E depois o regresso ao Hotel, para no dia seguinte voltar para Doha .

Para terminar o post deixo-vos os locais que espero um dia visitar, para além de entrar nos museus que referi acima!

  • Museé du Cacao et du Chocolat
  • Atomium (fora do centro)
  • Galeria de La Reine
  • Catedral de São Miguel e Santa Gudula
  • Centre Belge de la Bande Desinée (já disse que sou fã de Tintin? Falei só um bocadinho no post Singapura sem ti)
  • Igreja Notre Dame du Sablon
  • Parque Mini-Europa
  • Parque do Cinquentenário
  • Palácio Real de Bruxelas
Entre muitos outros sítios! ah e muitas muitas gaufres! Não é por guloseima! É só para entrar no espirito belga e ter energia para caminhar tanto! Claro! Ah ah
E acham que eu terminava o post e nem uma foto de chocolate?
Impossível!
Chocolate Belga
Apesar do chocolate belga mais famoso ser da marca Godiva (que eu comia todos os dias a bordo! Vantagens de trabalhar numa companhia aérea de 5*!), deixo aqui esta foto, porque todas achamos imensa piada a chocolate com fotos de hospedeiras de bordo! É obvio que tinha de partilhar! 😉
Já foram a Bruxelas? Que sítios gostaram mais? E se não foram, ficaram com vontade?
Beijinhos,
Tiff

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilha:

Deixa-nos o teu comentário