A nossa alimentação saudável

A nossa alimentação saudável

Que legumes escolher?

Hoje o assunto é serio… Alimentação saudável!

Quando ouvem a conjugação destas duas palavrinhas Alimentação + Saudável, o que pensam?

Ficam a tremer, a pensar no colesterol a correr pelas nossas veias e… no bolinho do lanche e… na dose dupla de manteiga das sandes da manhã, e… no presunto e… no queijo e… no chouriço e… naquela massa à carbonara que comeram no sábado à noite? (de repente até deu fome!)

Ou então pensam “Eu? Eu alimento-me bem, agora estou a fazer a dieta da moda X, e na semana passada fiz a dieta da moda Y”

Bem, nós não temos nada contra as delicias da gastronomia portuguesa e internacional, muito pelo contrário, adoramos. O Dallas é fã acérrimo de arroz de feijão! E a mim quem me der umas fatias de presunto faz-me feliz!

E nada temos contra dietas, desde que não sejam extremista e demasiado restritivas.

Mas somos ainda mais fãs da palavra Equilíbrio!

Sim, o velho ditado “nem tanto á terra, nem tanto ao mar” é o nosso guia no que toca à alimentação. E assim sendo, tentamos manter uma alimentação saudável.

Então se alimentação saudável não é comermos tudo o que nos apetece, mas também não é fecharmos a boca e beber só agua, o que é afinal?

Bem, água sem duvida muita! Já vi sites a aconselharem beber 2 e 3 litros de água por dia. Mas se beberem 1litro ou 1,5litro e se sentirem saciados e o teste da sanita disser que está tudo ok, porque hão-de martirizar-se e beber à sobreposse? Portanto água, muita água, nada de refrigerantes nem sumos. Chá pode ser, mas se não puserem 1kg de açúcar, está bem? 🙂

Fruta de forma regrada, porque não se esqueçam que a fruta tem frutose (oses basicamente são açucares). Por isso a fruta é aconselhada três vezes ao dia e sempre acompanhada, devido ao seu índice glicémico.

Legumes muitos legumes! Agora no verão digam lá que não apetece uma alface, pepino, tomate (ainda que o tomate seja fruta…mas em termos nutritivos é encaixado nos legumes!), cenoura…. Tanta coisa boa!

Carne e peixe consoante as necessidades proteicas do individuo, mas sempre variada e a carne preferencialmente branca. Abusem no peixe!

E sopinha? Quem come sopinha no verão? “Ai eu não porque é quente”… pois olhem, eu como ao almoço e ao jantar! E fico logo com a sensação de saciedade. O que é ótimo para não comer em excesso, e claro porque assim estou a ingerir logo uma quantidade de legumes. Que só nos fazem bem!

E por fim, o que falta? Os tão difamados hidratos de carbono! Adoro! Massinha, pão… ui, não vivo sem! Não sei vocês mas eu preciso de energia ao logo do dia, e os hidratos de carbono são exatamente isso! Por isso na minha dieta nunca falta as tostas, o pão e os hidratos de carbono nas refeições. Claro que tudo com peso e medida.

E agora vocês perguntam e o chocolate? E os bolos? E os doces? E os salgados?

Não vou mentir e dizer que não aparecem cá por casa de vez em quando, mas é isso mesmo, de vez em quando.

E acreditem que assim, mantenho a forma, o apetite e as analises, tudo controlado.

Um beijinho, e vou ali comer um presuntinho,

Tiffany

 

 

 

 

 

 

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3 Comments

  1. Cristina Gonçalves
    25 Julho, 2016 / 16:23

    Nesta altura quase que não como

  2. Cristina Gonçalves
    25 Julho, 2016 / 16:22

    Confesso que nesta altura quase que não como

    • 25 Julho, 2016 / 19:02

      O calor “tira” o apetite! O que costumamos usar a nosso favor para perder uns kilinhos! Para além disso temos mais sede, portanto bebemos mais água, o que ajuda e muito na retenção de líquidos! 🙂 Tudo pontos a nosso favor! 😛

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