7 formas de usar o Óleo de Coco

7 formas de usar o Óleo de Coco

 

O Óleo de coco está na moda! Muita gente tem falado do óleo de coco e das suas propriedades. E não é para menos, é realmente um produto com muitos benefícios e várias utilidades. Pode ser utilizado na alimentação, mas também nos cuidados de beleza. Hoje vou partilhar convosco como utilizo este óleo.

O óleo de coco na Alimentação

Em termos de saúde está comprovado que o óleo de coco, fortalece o sistema imunitário, ajuda na digestão e absorção de nutrientes;

Recentemente foi considerado o mais saudável para cozinhar; sendo considerando um óleo estável, pois não perde as suas propriedades nutricionais, mesmo quando submetido a altas temperaturas.

 

Substituinte da manteiga/óleo

Por ser mais saudável é um ótimo substituinte do azeite ou mesmo do óleo (que cá em casa já nem se compra, há anos!)

Use da mesma forma que usaria as outras gorduras: na frigideira, nos assados, para fazer refugados… ou até mesmo em bolos!

Em termos de utilização não é em nada diferente de usar óleo, azeite ou até manteiga, e não se preocupe porque não vai sentir o sabor a coco! Use sensivelmente a mesma quantidade que usaria de outra gordura. Isto é se normalmente utiliza uma colher de sopa de azeite, use uma colher de sopa de óleo de coco.

Ou seja, na cozinha, como gordura só uso mesmo óleo de coco e azeite para temperar!

Como referi, já nem sequer compro os outros óleos há vários anos. E manteiga, só a minha mãe é que come no pão! Eu, não me lembro de lhe tocar!

 

Adoçante

Há quem coloque uma colher deste óleo no café, como substituinte do açúcar ou do adoçante.

Sou intolerante ao café (com muita pena minha), e por isso bebo litros de chá! Há já alguns anos que não uso nem açúcar nem outros adoçantes, apenas estévia, por ser extraída de uma planta, e consequentemente muito mais natural e saudável. (quem não conhece a estévia ou os malefícios do açúcar e dos restantes adoçantes, deixe em comentário, que eu tento fazer um post acerca deste tema! )

Bem, o certo é que bebo muito chá e porque não gosto de me “viciar” num só produto (ou seja para não usar sempre a estévia), experimentei colocar uma colher de óleo de coco no meu chá! 🙁 péssima ideia!

Não sei se coloquei demais, ou se simplesmente só se deve usar no café! Certo é que eu não gosto! Por muito que mexesse bem, a gordura não se misturava com o chá! Conclusão: não gostei do sabor e não gostei da sensação de beber chá com gordura! Não repeti!

Se calhar devia fazer mais algumas experiências, quem sabe colocar menos… ou então usar outra marca! Vou pensar nisso. Se mudar de opinião, partilho convosco! 🙂

 

O óleo de coco na Beleza

Este óleo é muito usado para a confeção de sabonetes e loções, devido ás suas propriedades hidratantes. Mas também o podemos usar em casa.

Desmaquilhante

Retire o óleo com ajuda de uma colher e coloque num disco de limpeza. Passe pelo rosto, inclusive nos lábios e olhos. Nestas zonas deixe ficar cerca de 5 segundos, para retirar o batom de longa duração e a mascara de pestanas. O óleo de coco é um desmaquilhante muito bom,e não se preocupem, porque não deixa a pele oleosa. Até porque depois vamos lavar a cara, não é? Ou as meninas são preguiçosas! 😛

Tratamento de Pestanas

Há quem diga que este óleo ajuda a manter ou até a recuperar a vivacidade e beleza das pestanas. Não me vou pronunciar muito sobre isto, porque apesar de já ter experimentado desmaquilhar os olhos desta forma, não posso dizer que note uma diferença nas minhas pestanas. Quem sabe daqui a umas semanas…

Hidratante e Mascara de pele noturna

Depois da limpeza facial, passe o óleo de coco no rosto, como se fosse o seu creme hidratante. Para quem tem pele seca ou precisa de uma hidratação extra, pode colocar uma dose maior e usar como mascara de noite, ou então deixar atuar por 30 minutos.

Eu tenho pele mista e já experimentei, deixa a pela super hidratada e muito suave! E nada de borbulhas ou oleosidade.

Creme de mãos

Especialmente no inverno, as mãos têm tendência para ficar secas e até gretadas, para quem já usa o óleo de coco para desmaquilhar ou como creme de rosto, experimente também passa-lo pelas mãos e vão ver como ficam hidratadas e macias. O óleo absorve rápido e não deixa as mãos pegajosas ou gordurentas!

Mascara de cabelo

Há várias receitas para fazer uma mascara de cabelo, usando este óleo. Não sou muito fã de receitas caseiras, pelo que apenas coloquei um bocadinho de óleo nas pontas (visto que tenho as raízes muito oleosas), 20 minutos antes de lavar o cabelo.

O meu cabelo ficou brilhante, suave e bem hidratado. Gostei e vou repetir. É uma ” mascara” rápida”, fácil e económica!

Amaciador de cutículas

Use como usaria o amaciador de cutículas: retire com uma colher uma quantidade pequena de óleo e com o dedo, massaje as cutículas, permitindo que a pele absorva o óleo.

 

 

Estas são as utilidades que conheço e experimentei! Há vários outros usos:

Alivio das varizes; Creme anti-celulite; Creme de Barbear e Sabonete Liquido artesanal, inclusive há quem use como forma de emagrecimento (não me vou pronunciar, porque não tenho conhecimento suficiente nesta área, não fiz os T.P.C. Teria de ler vários artigos científicos e mesmo assim, custa-me sempre pronunciar quanto a estas dietas!)

De qualquer forma, se ainda não usam este óleo multiusos, ou se só utilizam para algumas, acho que vos dei vários motivos para mudarem de ideias! Se já usam e conhecem outras utilidades, por favor, partilhem comigo!

Um beijinho,

Tiff

 

 

Partilha:

Deixa-nos o teu comentário