7 Dicas para beber água no Inverno

7 Dicas para beber água no Inverno

Sim… o calor está a ir embora! 🙁 E com ele, leva também a sede e portanto a nossa vontade de beber água vai diminuindo… Mas temos de combater isso, não é? Sim, porque a água é essencial para um organismo saudável! Já para não falar que auxilia e muito na manutenção de um peso ideal e ajuda contra a tão difamada retenção de líquidos e contra a celulite! Então porque não bebem pelo menos 1,5 litro por dia?

Pois é, no verão é fácil ( ou mais fácil), tendencialmente temos mais sede e acabamos por beber mais! Mas com o aproximar do inverno, vai-se tornando mais e mais difícil. Por isso hoje venho vos dar umas dicas que me ajudam a beber mais água, sem me esforçar, mas bebendo mesmo sem ter sede.

 

A primeira dica é evidente e já muito batida, mas funciona:

Águas aromatizadas

O truque é dar um gostinho á água, para gostarmos de beber água. Muitas pessoas não bebem água suficiente, porque simplesmente não gostam de água; a água não tem sabor e por isso não “dá vontade” de beber… mas e se lhe dermos um saborzinho? Convém claro é não adoçar, ou se o fizer, em muito pequenas quantidades e de preferencia stevia e não açúcar!

Deixo-vos a receita de uma das minhas águas aromatizadas preferida:

Ingredientes:

  • 1,5litro de água
  • 1 limão
  • 1 laranja
  • 3 folhas de menta

Modo de preparação:

Lave bem as peças de fruta e a menta;

Parta a fruta ás rodelas;

(há quem coloque directamente assim no jarro),mas eu gosto de espremer suavemente a fruta para dentro da água e depois coloco as rodelas (ficam mais feinhas, mas nem tudo tem de ser material de instagram! 😛 )

e coloque as folhas de menta;

Convém preparar de manhã, assim vai bebendo a água ao longo do dia! Se não tem muito tempo de manhã, ou gosta de água fria (independentemente de nevar lá fora…), faça um cubos de gelo (previamente) com frutas (pedaços pequenos de fruta ou fruta pequena como framboesas e frutos silvestres!). Estes cubos de gelo vão derretendo e para além de dar sabor á sua água, vão torná-la colorida e divertida!

Pode inicialmente colocar uma colher chá de stevia; e progressivamente ir retirando! O paladar adapta-se e passado uma semana já adora a água aromatizada sem adoçante! 🙂

Beber chá

Para quem gosta de chá, esta bebida é uma ótima forma de hidratar o corpo; especialmente no inverno, porque aproveitamos e aquecemos também a alma! Claro que também serve e muito bem no verão: um chá gelado sabe tão bem!

No entanto, o chá em excesso também pode ser prejudicial; pelo que convém não abusar! Já para não falar que os nossos dentinhos não gostam! 🙁

Admito que já houve alturas em que fazia um litro de chá, colocava no termo e bebia ao longo da tarde. Houve dias até que um termo de chá não era suficiente… claro que nunca fazia chá preto, porque sou totalmente intolerante á cafeína!

Não digo que não o volte a fazer… mas ganhei um hábito novo, que adoro! Bebo chá sempre depois das refeições! Enquanto o resto do pessoal bebe café… eu bebo chá! Por isso garantidamente bebo 2 chávenas (boas =200 mL) de chá por dia! O que faz quase 1/3 da quantidade de água que devo beber! Convenhamos que já não é mau! E sabe tão bem! Para além disso muitos dias começo o pequeno-almoço com um cházinho! Mas essa é outra dica…

Começar bem o dia

Com certeza já ouviram várias pessoas dizer que começam o dia com um copo de água morna ou até um copo de água morna com uma rodela de limão. Pois bem, não vou debater os benefícios da água morna em jejum, na activação do nosso metabolismo; mas digo-vos já que acho uma óptima ideia beber logo um copo de agua em jejum! E porquê? Mais não seja por que estão logo a hidratar o vosso corpo. E começam a contagem de água logo ao acordar: + 200 mL!

Dica: Se anda sempre com pressa de manhã, deixe um copo na mesinha de cabeceira, para beber logo ao acordar!

Ter água sempre disponível

Para quem passa o dia de um lado para o outro, o ideal é ter uma garrafa de 500 ml sempre na mala. Há garrafas tão giras! Até dá vontade de andar com ela e de beber. Para além disso vai querer beber mais, nem que seja para aliviar o peso que carrega! Isto é verídico e acontece-me sempre! Mala pesada… “Ai tenho de beber que não aguento o peso!” 😛

Não se esqueça de reabastecer pelo menos 3 vezes por dia.

Para quem trabalha sentado numa secretária, o ideal é ter a garrafa ( neste caso pode ser de 1,5L) sempre á vista na sua mesa. Assim inconscientemente vai bebendo.

 

 

Ter alarmes para se lembrar

Uma boa ideia e que ajuda muito a criar o hábito de beber regularmente ao longo do dia é configurar alarmes no telemóvel de 30 em 30 minutos ou até de hora a hora.

Eu uso uma app precisamente para isso: Aqualert Water Thacker; que me vai lembrando que beber água é saudável de 30 em 30 minutos.

Mas também pode fazer algo mais elaborado. Do género: se trabalha numa secretária e costuma se levantar para ir buscar os papeis á impressora, porque não tomar o hábito de beber um copo de água cada vez que se levanta? Ou então após cada chamada telefónica! São ideias giras e que pode adaptar á sua realidade!

A verdade é que se inicialmente eu precisava da app para me lembrar de beber (e ainda a tenho configurada); a maior parte dos dias, dou por mim a beber inconscientemente! O que mudou foi a minha atitude: ando sempre com água atras de mim; quer esteja a correr de uma lado para o outro, quer esteja sentada horas a fio em frente ao pc; tenho sempre agua disponível!

 

Marcar a garrafa de água

Se for uma pessoa competitiva (consigo própria), uma boa forma de ir bebendo mais agua é marcar a garrafa. Faça 8 divisões (ou mais, o que achar mais conveniente), e beba o conteúdo de cada divisão por hora. Até pode mesmo marcar na garrafa as horas. Assim se forem 12horas e a garrafa for a meio, saberá que está a fazer um excelente trabalho! Vá almoçar descansado e volte á tarde com o mesmo empenho! 😛

 

Substituir os refrigerantes

Por vários motivos os refrigerantes não fazem parte de uma alimentação saudável. Mas isso não está em discussão hoje! Ainda assim, uma boa ideia para beber mais água é substituir esses refrigerantes por água. Por exemplo, eu sei que as 16horas é o momento coca-cola light enquanto vê o giraço a lavar os vidros (se não puder ser no real, nem que seja no virtual! afinal para que serve o youtube? ups! ) pois bem… nada contra a hora da coca-cola, mas… vamos beber antes agua enquanto babamos por cima do monitor? 😛 lol

Se lhe custa mesmo muito substituir o refrigerante, porque não beber água com gás (inicialmente).

Progressivamente, pode ir misturando água com gás e agua natural; até por fim beber água natural!

 

 

Dica extra: Se lhe custa mesmo muito beber água, experimente fazer uns sumos naturais, por exemplo de melancia. A melancia é um fruto muito rico em água e com poucas calorias. Só tem de descascar, cortar aos pedaços e colocar no liquidificador e está pronto a beber! Fácil, fácil!

Depois de se habituar a beber líquidos com frequência ao longo do dia, vá alterando chá/aguas aromatizadas/sumos naturais com água; até chegar o dia em que beber água será super natural! 🙂

Força e boa sorte,

Tiff

 

 

 

 

Partilha:

4 Comments

  1. Helena Raquel
    8 Novembro, 2016 / 21:46

    Bem eu adorei as dicas mas realmente beber água nesta altura é difícil 😡 eu tento mas pronto
    Adorei as tuas ideias ; contudo não gosto de água aromatizada e chá só quando estou doente eheh :$
    Mas tento obrigar o corpo a beber agua
    Beijinho

    • 10 Novembro, 2016 / 11:49

      Pois, temos de manter o corpo hidratado!!!
      Mas muita gente tem esse problema… não gosta de chá; nem de aguas aromatizadas! E acaba por beber só refrigerantes e sumos! O que é péssimo! 🙁
      Mas com alguma força de vontade, conseguimos! 😛
      Beijito

  2. Tina Tinta
    21 Setembro, 2016 / 14:57

    Adorei todas as dicas. Eu falo por mim e é muito difícil beber água, principalmente no inverno. Por por estas dicas em prática para ter um corpo mais hidratado e saudável. Obrigada Tiff 😄

    • 21 Setembro, 2016 / 15:37

      De nada Tina! 🙂
      A mim também me custava muito beber água suficiente! Mas desde que comecei a pôr estas dicas em pratica, agora já estou muito melhor! E livre de retenção de líquidos!! 🙂
      Fico feliz por ajudar, beijito

Deixa-nos o teu comentário