5 Formas de Compensar os Excessos Alimentares do Final de Ano

5 Formas de Compensar os Excessos Alimentares do Final de Ano

 

5 Formas de Compensar os Excessos Alimentares do Final de Ano

Não é novidade que o mês de Dezembro é um dos maiores inimigos de quem luta por manter um peso saudável. É no final do ano que as pessoas aproveitam para se reunir com familiares, amigos de longa data e colegas de trabalho, em confraternizações, geralmente fartas e regadas com muita bebida. Isto não deve ser condenável, pois a época é de celebração e a nossa tradição Minhota assim o dita! Não obstante, esta alegria de viver que nos caracteriza, é necessário equilibrar os exageros com dias de alimentação mais leve e exercício físico.

Se já vai tarde e desistiu da dieta no inicio de Dezembro, com vista à sua retoma no mês de Janeiro, ficam aqui algumas dicas para os dias que seguem o final de ano e que podem ser a chave da recuperação:

– Limpe o organismo

Beba bastante água, simples, aromatizada ou na forma de infusões. Pode começar o dia com um copo de água morna, em jejum, e beber água com fatias de limão e gengibre ou cubos de ananás e hortelã, ao longo do dia. Depois das refeições, opte por infusões digestivas como a de funcho, boldo ou camomila.

– Faça refeições leves

Prefira o peixe magro, em vez de carnes, e acompanhe com saladas variadas, pois são pouco calóricas, diuréticas e melhoram o funcionamento do intestino. Exemplos destes vegetais são a rúcula, as endívias, o agrião, os espargos, os rabanetes e o pepino.

– Tenha cuidados redobrados com o sal, o açúcar e o álcool

Estes são os principais responsáveis pela retenção de líquidos, tão típica nos períodos pós-festas. Reduza ou elimine o sal dos cozinhados e substitua por ervas aromáticas, elimine o açúcar das suas bebidas e substitua por canela, substitua o álcool da refeição por água.

– Faça exercício físico

Esta é uma recomendação que deve ser levada a sério, não só num plano de compensação, mas ao longo de todo o ano. Nos dias que se seguem aos exageros, não arranje desculpas para não fazer exercício, seja ele realizado ao ar livre, no ginásio, na piscina ou até mesmo com a família, em casa. O exercício melhora o metabolismo corporal e elimina as gorduras em excesso.

– Dê prioridade às noites bem dormidas

Porque geralmente o final do ano é também acompanhado pela falta de descanso, procure equilibrar as suas energias com um descanso noturno de 8 horas. O sono desempenha um papel importante na regulação do peso corporal e devemos respeitá-lo. O corpo vai agradecer e a balança será mais amiga!

Comece o ano com o pé direito, mantenha uma alimentação equilibrada e seja mais activo, pois esta é a chave do sucesso para uma vida mais saudável e sem culpas.

Sara Covas da Costa

Nutricionista

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